Estamos vivendo um paradoxo: a melhoria da qualidade de vida versus o aumento dos níveis de estresse, pois as pessoas assumiram mais responsabilidades do que
conseguem cumprir. O excesso de opções traz consigo a pressão da tomada de decisões e afeta a nossa capacidade de priorizar.

O tempo é o recurso limitante. Isso significa que suas realizações e eficácia são definidas, ou limitadas, pela forma com você gerencia o seu tempo.

É preciso refletir sobre o trabalho antes de começar a executá-lo, mas grande parte das atividades do nosso dia-a-dia é definida pelo que deixamos de fazer no trabalho nos dias anteriores.

Dicas para potencializar seus resultados:

  • Foque nos resultados e nos valores, pois isso oferecerá critérios para tomada de decisões sobre o que você deve parar de fazer, e ao que merece mais atenção em meio ao excesso de opções, e com isso aprenda a priorizar.
  • Apenas comece! O segredo para avançar é começar. Para começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar.
  • Proteja-se das distrações. Internalize a necessidade de livrar-se delas.
  • Pergunte-se: O que precisa ser feito? Das coisas que fazem diferença, quais as que eu sou capaz de realizar? O que estou fazendo que não precisa ser feito? O que poderia ser feito por outra pessoa? O que só eu posso fazer? O que eu deveria fazer que não estou fazendo?

O método GTD reune 5 passos eficazes:

Capturar:  Não há como alcançar o controle sem estresse se você mantiver as coisas apenas na sua cabeça. Sem uma ferramenta não existe planejamento, prioridade nem
foco.
Esclarecer:  foco e atenção para analisar cada uma das coisas que capturou e decidir o que demanda ação ou não.
Organizar: manter suas listas organizadas para que possa acessá-las.
Refletir:  revisar para não perder nada de vista, atualizar as informações e obter perspectiva.
Engajar: Executar com significado. Fazer a coisa mais importante daquele momento.

As chances de sucesso aumentam quando um Coach se mantém ao lado do Cliente a cada passo do processo, apoiando-o em como se manter na trajetória e não retroceder ao antigo eu, o que não invalida duas verdades: É muito difícil conseguir fazer mudanças comportamentais significativas e Ninguém consegue nos fazer mudar a menos que queiramos realmente mudar.

Agora é com você! Escolha uma pendência que deseja eliminar e experimente seguir os passos.