Por que é tão difícil realizar as mudanças positivas que nos aproximam do sucesso?

É sabido que as chances de sucesso aumentam quando um Coach se mantém ao lado do Cliente a cada passo do processo, apoiando-o como se manter na trajetória e não retroceder ao antigo eu, o que não diminui a relevância de duas verdades: É muito difícil conseguir fazer mudanças comportamentais significativas e Ninguém consegue nos fazer mudar a menos que queiramos realmente mudar.

O desafio está em dar inicio à mudança comportamental e, principalmente em manter-se no caminho e sustentar a mudança. Isso ocorre por três motivos básicos: 1.Não conseguimos admitir que é preciso mudar (somos muito bons em arrumar desculpas!); 2.É preciso fazer um esforço extraordinário para parar de agir na zona de conforto; e 3.Não sabemos como executar a mudança.

O processo de mudança é composto por um tripé: motivação, compreensão e habilidade. Você pode estar motivado a perder peso, mas não tem a compreensão nutricional nem a habilidade de cozinhar para definir e manter uma dieta eficaz.

Outro fator de extrema importância é o ambiente ao nosso redor, pois é preciso que o mundo em nossa se engaje, o que torna mais difícil ainda a mudança comportamental para adultos, pois precisamos realizá-la num mundo cheio de gatilhos capazes de nos puxar para fora do caminho.

Dicas importantes para promover a mudança:
1. Entenda a diferença entre compreender e fazer.
2. Fique atento ao ambiente e ao excesso de confiança, pois o ambiente é uma máquina magnífica para aumentar ou reduzir a nossa força de vontade;
3. Preste atenção quantas vezes você está dando uma desculpa para justificar um impulso e não aceite uma gratificação momentânea chamando-a de exceção. Evite a autoindulgência, pois a mudança bem-sucedida é um jogo de longo prazo.
4. Cuidado com o “Pelo menos, ainda sou melhor do que…”
5. Seja humilde: não somos melhores do que quem precisa de estrutura e diretrizes. Dificilmente chegamos sozinhos ao sucesso!
6. Fique atento aos sinais de esgotamento.
7. Valorize seu tempo, pois ele é inelástico e perecível. Faça o que tem que ser feito. Comece agora!
8. Preveja as distrações e viva dentro de expectativas reais. Se você tem carro, lembre-se que o pneu pode furar, ou ele pode quebrar.
9. Não há transformação instantânea ou uma luz ou sinal do céu que mudará seu pensamento num passe de mágica. Isso produz mudança no curto prazo, nada duradoura, pois não está baseado em estratégia e estrutura.
10. Mantenha-se vigilante, pois nenhuma mudança dura para sempre. Sem acompanhamento a mudança não dura. Ficar magro é diferente de manter-se magro.
11. Aceite que superar os velhos problemas não evitará os novos.
12. Não espere uma validação externa ao mudar. O autoaprimoramento é sua unica recompensa.
13. Acredite: “Você sempre está sendo visto!” . Quando retrocedemos aos velhos hábitos as pessoas sempre percebem.
14. Fique atento ao “Não sou bom em fazer isso… ou Isso não parece comigo”. Nós não somos, nós estamos!
15. Mantenha o seu senso de objetividade. Somos imprecisos em nossas autoavaliações.

Agora é com você! Escolha uma mudança que deseja executar e experimente seguir os 15 passos.