Nós, seres humanos estamos vulneráveis a entrar em um ciclo frustrante onde, mesmo com boa vontade e foco, as coisas parecem ficar estagnadas, perder o sentido e nada do que fazemos parece dar certo. Em contextos como esses, há métodos e ferramentas de desenvolvimento realmente eficazes e capazes de ajudar o indivíduo a tomar decisões, se manter motivado e alcançar suas metas e seus objetivos, como é o caso do Coaching e da Mentoria.
Ambos os métodos podem auxiliar as pessoas e lhes garantir mais qualidade de vida. Por isso é muito importante que quem procura o Coaching ou a Mentoria saiba as diferenças entre os dois métodos.
Afinal o que é Coaching?
Coaching é um processo com foco no hoje e no agora para atingir as suas metas. É baseado numa relação de confiança, parceria e colaboração, através do qual o Coach, irá gerar no cliente (Coachee) ação, reação e conscientização para que este possa desenvolver suas próprias estratégias para alcançar seus objetivos.
É um processo sistematizado que utiliza variados e inovadores recursos e técnicas da Psicologia, Sociologia e Neurociências, além de ferramentas da Administração e de Gestão com o objetivo de acompanhar e estimular o indivíduo e as organizações para o aumento de sua performance e alcance de metas.
O Coaching desperta o potencial interno de uma pessoa para maximizar sua performance. Através de método, o profissional Coach conduz o seu Coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso através de planejamentos pessoal e profissional de curto, médio e longos prazos.
Para quem o Coaching é útil?
Qualquer pessoa que necessite desenvolver habilidades, competências, ser mais organizada, fazer planejamentos, atingir metas profissionais ou pessoais.
Quais são os tipos de Coaching?
Coaching de Vida (Life Coaching) e Coaching Executivo (Executive Coaching) e Coaching para Equipes (Team Coaching). Todos os demais estão inseridos em uma dessas classificações.
Agora que ficou claro o que é Coaching e como o processo funciona, vamos falar de Mentoria.
Enquanto o coach está focado na melhora do desempenho de metas pessoais e profissionais, independente da experiência e dos atributos daquele que é orientado, a Mentoria está focada na formação de um indivíduo a partir dos conceitos defendidos pela área na qual ele atua.
Por isso, em geral, a mentoria envolve um profissional da mesma área ou afim, com mais experiência e vivência, que tem como objetivo compartilhar seus conhecimentos com o próximo.
Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos serão focados na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria, apoiando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir a atrapalhar o seu sucesso na trajetória.
Uma das principais diferenças, é que em um processo de Coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, além de não haver a necessidade de ter experiência específica relacionada à meta do cliente ou área de atuação. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter insights sobre sua vida e carreira, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas, que aperfeiçoam o autoconhecimento e e o levam a maior compreensão de quem ele é.
Já na Mentoria, um profissional mais experiente assume a missão de compartilhar conhecimentos e experiências práticas com outro e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à área da qual tem domínio.
No processo de Mentoria não existe necessariamente um prazo determinado para que ele termine. Já no Coaching, esse prazo é definido no primeiro encontro, sendo que o período de três a seis meses de duração é considerado como uma média necessária para quem procura esse tipo de abordagem.